top of page

Valete de Espadas: conheça o significado do arcano no tarot

Atualizado: 4 de jan. de 2021

O Valete de Espadas, também conhecido como Pajem de Espadas, está entre as cartas da corte dos arcanos menores do tarot. Graças ao seu naipe, ele está ligado ao elemento “ar” e ao universo da razão, do conhecimento, da comunicação e da ação.


Porém, o Valete do tarot é relacionado essencialmente ao elemento “terra”, o que resulta na combinação terra + ar. Esse personagem representa a fase da infância, com toda a ingenuidade e espontaneidade, mas também com imaturidade e inexperiência.


No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um valete, no topo de uma colina, a segurar uma espada. Os cabelos do personagem e as árvores ao fundo sugerem um vento forte, em harmonia com o elemento do naipe.


Valete de Espadas do tarot


Afinal, qual o significado da carta Valete de Espadas?


São diversos os aspectos associados ao Valete de Espadas devido aos estudos e às vivências de tarólogos e tarotistas e à combinação dos arcanos durante as tiragens. Há também o fato de que as cartas da corte podem simbolizar tanto aspectos psicológicos quanto pessoas e acontecimentos.


Entre os principais significados do Valete de Espadas no tarot estão:


  • a curiosidade;

  • as novas ideias;

  • a comunicação espontânea;

  • a disposição para aprender;

  • o pensamento rápido e eficaz;

  • as novidades no âmbito mental.

  • os projetos baseados no intelecto;


Os significados principais do arcano são positivos, mas ele também conta com um lado negativo, representando a falta de domínio sobre as ideias, a dificuldade para dar continuidade a projetos, a tagarelice, as intrigas e as discussões.



O que o Valete de Espadas do tarot nos ensina?


O Valete de Espadas está sempre pronto para aprender algo e ter uma grande ideia. Por isso, ele nos ensina a elevar a mente e a alçar voos maiores do que os que poderíamos imaginar.


A vida nos dá diversas oportunidades, e devemos despertar o nosso lado curioso e perspicaz se quisermos aproveitá-las.


Por outro lado, o arcano nos adverte para os riscos de uma atividade mental descontrolada que resulta em ideias mirabolantes, atitudes invasivas e palavras tão cortantes quanto o fio de uma espada.


O uso do poder racional deve ocorrer com equilíbrio e em conexão com os instintos, com as emoções e com as necessidades do mundo material. É preciso ter cautela para não se perder entre as nuvens do intelecto.



Quer saber mais sobre o arcano?


Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!



💜


 
 
 

Comentários


bottom of page