top of page

Rei de Copas: conheça o significado do arcano no tarot

Atualizado: 4 de jan. de 2021

O Rei de Copas é uma das cartas da corte dos arcanos menores do tarot. Devido ao seu naipe, ele está relacionado ao elemento “água” e, portanto, ao reino das emoções e da sensibilidade.


Entretanto, o Rei é essencialmente ligado ao elemento “ar”, o que resulta na combinação ar + água. Assim como a Rainha de Copas, esse personagem representa a fase adulta, na qual há experiência e maturidade. A diferença principal está no fato de que a figura do Rei utiliza o elemento para o desenvolvimento externo.


No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um rei sentado em um trono de pedra dentro das águas do mar. Em uma das mãos, ele segura um cetro; na outra, uma taça.


Rei de Copas do tarot


Afinal, qual o significado da carta Rei de Copas?


São diversas as interpretações atribuídas ao arcano Rei de Copas. Isso se deve aos estudos e às vivências de tarotistas e tarólogos e à conexão entre as cartas durante as tiragens. Além disso, as cartas da corte podem retratar tanto aspectos psicológicos quanto acontecimentos e pessoas.


Entre os principais significados do Rei de Copas no tarot estão:


  • a sabedoria;

  • a generosidade;

  • a maturidade emocional;

  • a liderança com carisma e empatia;

  • a disposição para aconselhar e auxiliar;


Ainda que os aspectos principais do arcano sejam positivos, ele também apresenta um lado negativo, simbolizando a liderança instável e influenciável, o senso analítico ofuscado pelas emoções e a passividade em situações que requerem ordem e firmeza.



O que o Rei de Copas do tarot nos ensina?


Ao surgir, o Rei de Copas nos presenteia com a sua grande sabedoria. Com ele aprendemos a ter maturidade emocional para lidar com as mais diversas situações, equilibrando a razão e a emoção dentro de nós.


O personagem da carta utiliza fortemente o seu poder racional para criar estratégias e solucionar problemas, mas também é muito sensível e receptivo, utilizando sua intuição e imaginação como guias.


Por outro lado, o arcano nos adverte para o perigo de nos conectarmos demais com as nossas emoções em momentos que exigem o uso da razão. É preciso buscar o equilíbrio entre essas polaridades internas.



Quer saber mais sobre a carta?


Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!



💜


 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Youtube

©2020

Tatiana dos Santos de Santana

A Taróloga

Tati Santana fundou o Meditarô em 2020, motivada pela paixão pelas cartas e pelo desejo de ajudar pessoas a trilhar o caminho do autoconhecimento e da autotransformação. 

 

Graduada em Comunicação e pós-graduada nas áreas de Jornalismo e de Psicologia Positiva, Tati se redescobriu profissionalmente por meio da abordagem terapêutica do tarot e pôde, finalmente, aplicar o seu conhecimento acadêmico no trabalho que ela realmente ama, realizando consultas e aulas e produzindo conteúdos. 

 

Além do tarot, Tati também atua como facilitadora de Meditação Guiada e de Escrita Terapêutica, duas ferramentas valiosas que se encaixam perfeitamente à Jornada de Autoconhecimento que o Meditarô propõe. Para além das formações acadêmicas, Tati possui formação em Tarot Terapêutico pelo Instituto Cintia Balotta e em Escrita Terapêutica Integrativa pelo Caderno da Gabi.

 

A missão da Tati no Meditarô é levar essas três ferramentas às pessoas - com leveza, diálogo e acolhimento - e inspirá-las a olhar mais para si mesmas, resgatando, assim, a autoconsciência e o poder de transformação.

  • Instagram
  • YouTube

©2020 | Meditarô

bottom of page