top of page

Carta pra Lua Minguante: 7 DE PAUS

Lua Minguante de 08/08/23 a 15/08/23


Você também tem a impressão de que estamos vivendo cada vez mais como se as ideias do outro sempre fossem um grande perigo?


Você já teve a experiência de escutar uma opinião já pensando no contra-argumento, com pouquíssima abertura para considerar o que o outro tinha a dizer?


Bem, na minha visão, é essa a era em que vivemos quando o assunto é "diálogo". É que tá faltando justamente isso, sabe? Tá faltando aceitação das diferenças, paciência com o outro e disposição para escutar. "Baixa um pouco a guarda", diria a expressão popular.


E é sobre isso que quero falar nesta Lua Minguante sob os conselhos do 7 de Paus em sua face negativa.


7 de Paus do Tarot

Ok, ninguém é obrigado a tolerar ideias nocivas e destrutivas, nem a tomar para si uma visão de mundo só porque o outro argumentou. Mas não precisamos viver como se o outro, por pensar diferente em certos aspectos, não tivesse nada de interessante ou valioso a dizer.


No Brasil, especificamente, vivemos um momento de polarização política que em nada ajuda nesse processo de escuta do outro. Tá mesmo difícil dialogar. Mas vamos além disso. É o mundo que vive essa dificuldade, e não é só no que se refere à política. As pessoas naturalmente vão criando as suas visões de mundo, mas se esquecem de que o outro também vai criar a dele, e é preciso diálogo para tornar a convivência possível e a evolução individual/coletiva palpável.


O 7 de Paus na face negativa representa a atitude extremamente defensiva do ser que não permite que outras pessoas se aproximem com suas atitudes e ideias, o que tende a gerar conflitos. Nesse processo, visões de mundo distintas também não conseguem chegar, e o ser fica ali no seu canto, meio isolado em suas próprias visões, perdendo a oportunidade de conhecer o outro lado e escolher se realmente quer manter ou se vale a pena mudar, agregar, considerar.


Nessa Lua Minguante, o 7 de Paus nos pede para adentrarmos as nossas profundezas e refletirmos se não estamos nos perdendo nessa "negação do outro". E, se for preciso, podemos usar a energia de renovação dessa fase lunar para fazer um compromisso com nós mesmos e mudar de atitude, purificando a nossa alma dos malefícios de um ego inflado.


Pode ser difícil admitir certas posturas da nossa parte, mas assim a lua nos mostra em seu processo de evolução: é preciso descer às partes mais sombrias e profundas da alma e perceber o que há de errado para então recomeçar de um jeito diferente, crescer e brilhar.


Estamos no momento da descida. Uma Lua Minguante de profundas reflexões para você!









 
 
 

Comentários


bottom of page