top of page

O Julgamento: conheça o significado do arcano no tarot

Atualizado: 4 de jan. de 2021

O Julgamento é a carta de número 20 da sequência de arcanos maiores do tarot. No estágio anterior, o herói sentiu o sabor da vitória com o arcano O Sol, tendo sobrevivido à “noite escura da alma” e se tornado mais consciente do próprio poder.


No entanto, a jornada ainda não chegou ao fim, e o herói deve passar pela prova final, na qual será julgado e deverá renascer para uma nova realidade onde o ego e os opostos internos se tornam uma coisa só. Ele precisa estar atento ao chamado da vida.


O número 20, relacionado ao arcano, simboliza a renovação e a indulgência. Ele pode ser reduzido ao número 2, que representa a polaridade, a complementação e o arcano A Sacerdotisa.


No tarot Waite-Smith, a carta é retratada por homens, mulheres e crianças a se levantarem das sepulturas enquanto um anjo surge entre as nuvens a tocar uma trombeta.


O Julgamento do tarot


Afinal, qual o significado da carta O Julgamento?


São diversos os aspectos atribuídos ao arcano O Julgamento. Eles são resultantes dos estudos e das vivências de tarotistas e tarólogos e da conexão entre as cartas durante as tiragens.


Entre os principais significados do Julgamento no tarot estão:


  • a transformação;

  • o rompimento com o passado;

  • a avaliação de escolhas e ações;

  • o chamado da vida para a renovação;

  • o perdão e a superação de problemas.


Ele representa a situação arquetípica da ressurreição, na qual os mortos voltam à vida por meio da graça divina. No dia a dia, esse arquétipo representa a renovação necessária para a evolução em diversas fases da vida.


Embora os principais significados do arcano sejam positivos, ele também apresenta um lado negativo, simbolizando o apego ao passado, a dificuldade de perdoar a si ou aos outros, a resistência à transformação e o excesso de julgamentos.



O que o Julgamento do tarot nos ensina?


O Julgamento nos ensina sobre a importância de permitirmos que a vida nos conduza pelo caminho da transformação.


É praticamente impossível evoluir com o peso de todo o passado nas costas. Quando a carga está pesada demais, precisamos abraçar a renovação, deixar o que já não serve para trás e seguir apenas com o que se harmoniza com o nosso novo “eu”.


Nesse processo, perdoar a si mesmo e aos outros é fundamental. A culpa e a mágoa são como grandes pedras que caem sobre nós e nos impedem de sair do lugar. A vida fica estagnada.


Por isso, o arcano nos estimula a nos libertarmos e, assim como os personagens da carta, sairmos das tumbas para viver uma realidade mais feliz e mais satisfatória.



Quer saber mais sobre o arcano?


Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!



💜


 
 
 

Comments


bottom of page