top of page

O Diabo: conheça o significado do arcano no tarot

Atualizado: 21 de jan. de 2021

O Diabo é a carta de número 15 da sequência de arcanos maiores do tarot. Após um intenso processo de equilíbrio interno no arcano A Temperança, o herói se depara com mais um desafio em sua jornada rumo à evolução espiritual.


Agora, o herói tem um encontro com o seu inconsciente e, consequentemente, com os seus instintos. Há muitas armadilhas pelo caminho, e ele deve ter muito cuidado!


O número 15, relacionado ao arcano, simboliza as tentações carnais e a lua cheia, que, por sua vez, está ligada ao inconsciente e às paixões. Ele pode ser reduzido ao número 6, que representa o equilíbrio entre os opostos, mas também a descoberta das polaridades e o arcano Os Enamorados.


No tarot Waite-Smith, a carta é retratada por uma figura diabólica com um pentagrama invertido acima da cabeça. Em uma das mãos, ele segura uma tocha. Abaixo dele, há um homem e uma mulher acorrentados ao local onde o ser se apóia.


O Diabo do tarot


Afinal, qual o significado da carta O Diabo?


Os significados relacionados ao arcano são diversos em razão dos estudos e das vivências de tarotistas e tarólogos ao longo dos anos e da conexão entre as cartas durante as tiragens.


Entre os principais significados do Diabo no tarot estão:


  • a violência;

  • a escravidão;

  • as más influências;

  • as paixões sem limites;

  • a submissão aos instintos;

  • o materialismo e os vícios;

  • as mentiras e as más intenções.


O arcano representa o arquétipo "sombra", que corresponde basicamente aos aspectos da nossa psique que rejeitamos e reprimimos, guardando em nosso inconsciente. Geralmente, esse lado contém aspectos dos quais nos envergonhamos, tendo grande dificuldade para encará-los.


Embora os principais significados do arcano O Diabo sejam negativos, ele também conta com um lado positivo, simbolizando a paixão, o prazer, a sexualidade, a criatividade e a rebeldia em seu aspecto construtivo.



O que o Diabo do tarot nos ensina?


O arcano O Diabo é, antes de tudo, um alerta para as ilusões do mundo material. Quando estamos muito focados nas paixões, no dinheiro, nos desejos carnais e nos prazeres da matéria deixamos de lado as nossas virtudes. Tendemos a esquecer da importância do equilíbrio, do amor, da integridade e da bondade.


Assim, a carta nos aconselha a encarar o nosso lado mais negativo e a superar tudo aquilo que não faz bem nem para nós nem para as pessoas ao nosso redor. Não se trata de reprimir essa face “trevosa”, mas de reconhecê-la e transformá-la em algo positivo.


A carta também nos lembra de que a sexualidade importa e pode ser bem vivenciada, além de nos aconselhar a aproveitarmos os aspectos positivos que estão guardados nas profundezas da nossa psique, como a criatividade e o espírito rebelde que nos fazem ir além e evoluir.


Quando se trata do nosso lado “sombra”, o segredo é separar o joio do trigo e ter coragem para transformar tudo aquilo que for joio.



Quer saber mais sobre o arcano?


Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!



💜


 
 
 
  • Instagram
  • Youtube

©2020

Tatiana dos Santos de Santana

A Taróloga

Tati Santana fundou o Meditarô em 2020, motivada pela paixão pelas cartas e pelo desejo de ajudar pessoas a trilhar o caminho do autoconhecimento e da autotransformação. 

 

Graduada em Comunicação e pós-graduada nas áreas de Jornalismo e de Psicologia Positiva, Tati se redescobriu profissionalmente por meio da abordagem terapêutica do tarot e pôde, finalmente, aplicar o seu conhecimento acadêmico no trabalho que ela realmente ama, realizando consultas e aulas e produzindo conteúdos. 

 

Além do tarot, Tati também atua como facilitadora de Meditação Guiada e de Escrita Terapêutica, duas ferramentas valiosas que se encaixam perfeitamente à Jornada de Autoconhecimento que o Meditarô propõe. Para além das formações acadêmicas, Tati possui formação em Tarot Terapêutico pelo Instituto Cintia Balotta e em Escrita Terapêutica Integrativa pelo Caderno da Gabi.

 

A missão da Tati no Meditarô é levar essas três ferramentas às pessoas - com leveza, diálogo e acolhimento - e inspirá-las a olhar mais para si mesmas, resgatando, assim, a autoconsciência e o poder de transformação.

  • Instagram
  • YouTube

©2020 | Meditarô

bottom of page