top of page
Buscar

8 de Copas: conheça o significado do arcano no tarot

Atualizado: 19 de nov. de 2021

O 8 de Copas faz parte do conjunto de arcanos menores do tarot. Graças ao seu naipe, ele está ligado ao elemento “água” e ao universo das emoções.


Depois de vivenciar um momento de escolha entre as diversas possibilidades que se apresentaram no 7 de Copas, o ser foi absorvido por algumas ilusões que atrapalharam a sua jornada rumo à evolução.


Agora, ele tem a consciência de que deve deixar o que não serve para trás, ainda que esse abandono possa ser muito doloroso do ponto de vista emocional. Não há outra saída senão se esforçar para reparar as escolhas equivocadas do passado.


O número 8, relacionado ao arcano, simboliza o equilíbrio, a justiça, os carmas, o trabalho e o esforço. No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um ser à beira do mar a abandonar oito taças equilibradas umas sobre as outras. Ele segue para o desconhecido com um cajado enquanto, no céu, a lua o observa.


8 de Copas do tarot


Afinal, qual o significado da carta 8 de Copas?


Os significados atribuídos à carta 8 de Copas são diversos em razão dos estudos e das vivências de tarotistas e tarólogos ao longo do tempo e da conexão entre os arcanos durante as leituras de tarot.


Entre os principais significados do 8 de Copas estão:


  • a desistência que gera uma evolução;

  • o abandono de algo estável por um bem maior;

  • o enfrentamento de um caminho desconhecido.


Apesar dos aspectos principais do arcano serem positivos, há também um lado negativo onde ele representa a desistência de algo importante que deveria ser preservado.



O que o 8 de Copas do tarot nos ensina?


O 8 de Copas nos ensina sobre a importância de deixarmos para trás o que já não contribui para o nosso caminho de aprendizado e evolução.


Esse processo pode ser bem doloroso. Afinal, muitas dessas “coisas” que, eventualmente, precisam ser abandonadas são relações às quais nos apegamos, projetos pelos quais lutamos, ideias que defendemos, sentimentos que cultivamos… e a lista do apreço é imensa.


Ainda assim, o arcano nos aconselha a cultivar o desapego e a desistir sempre que for necessário, pois apenas assim será possível ir além e seguir um caminho novo e brilhante. O esforço dessa carta é, sobretudo, emocional.


Por outro lado, há desistências que não contribuem para o nosso caminho de evolução. Precisamos estar atentos ao que deve ou não ser deixado para trás.


 

Quer saber mais sobre a carta?


Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!



💜


3.869 visualizações0 comentário
  • Instagram
  • Spotify
  • YouTube

©2020

Tatiana dos Santos de Santana

bottom of page