Pajem de Espadas: Tarot Semanal para a Lua Minguante de 11 a 18 de dezembro de 2025
- Tati Santana

- há 4 dias
- 3 min de leitura
Neste artigo, você receberá conselhos e inspirações do Pajem de Espadas do tarot com base na tiragem coletiva aqui do Meditarô para a fase de Lua Minguante desta semana.
Aqui vai uma pergunta do Pajem de Espadas para você: será que você já se pegou tão perdido em seus pensamentos que parecia impossível “voltar para a Terra” e se conectar com a realidade ao seu redor? É bem provável que a resposta seja “sim”, pois todo mundo tem o seu momento de sonhar acordado e mergulhar na própria mente para fazer brotar novas ideias.
Mas, nessa Lua Minguante de reflexões sobre o que precisamos banir da nossa vida, quero trazer o outro lado dessa questão que nós, muitas vezes, ignoramos. Quando ficamos perdidos em nossos pensamentos e desconectados da realidade na hora errada ou por um período longo demais, isso pode nos trazer os mais diversos problemas.

Se estamos presos em nossa mente e muito distantes da realidade, tendemos a considerar apenas o que acreditamos sobre uma determinada questão e nos esquecemos de observar os sinais, as evidências, os detalhes, as reações das pessoas ao redor. No ambiente profissional, por exemplo, isso pode nos fazer tomar decisões muito diferentes do que os nossos chefes e colegas de trabalho esperam de nós e, principalmente, do que a situação exige, o que provavelmente resultará em um trabalho ineficiente.
Outro problema possível é a perda de oportunidades que pode acontecer quando estamos sonhando acordado, apenas flutuando entre as nossas ideias, e perdemos a capacidade de prestar atenção às chances que vem de fora e que exigem de nós uma certa agilidade para aproveitá-las. Isso também pode resultar do tempo perdido em certas ideias que não são aplicáveis na realidade em que vivemos.
Assim, o Pajem de Espadas do tarot nos pede uma visão sincera sobre nós mesmos. Será que estamos passando tempo demais com as nossas ideias e nos esquecendo de colocar os pés no chão e observar o que está acontecendo no mundo real?
Na imagem da carta acima, o Pajem de Espadas é apresentado em um tamanho surreal em comparação com o ambiente no qual ele se encontra. Ele está lá no alto, entre as nuvens que são, inclusive, símbolos do mundo das ideias e da imaginação. Olhando para o lado negativo da carta, essa imagem evidencia o quanto pode ser perigoso sonhar alto demais e se perder em ideias mirabolantes sem considerar a vida como ela é.
É bom lembrar de que o pajem, no tarot, é um personagem entusiasmado e sonhador, mas também imaturo e imprudente, e essa face negativa do personagem também nos alerta para o fato de que a vida adulta e a maturidade também têm a ver com ter coragem de encarar a realidade da vida e as nossas limitações dentro de cada situação.
Isso me faz pensar naquele trecho lindo da canção “Tendo a Lua”, dos Paralamas do Sucesso, que diz que “o céu de Ícaro tem mais poesia que o de Galileu”, pois certamente o mundo idealizado que construímos na nossa cabeça costuma ser mais atraente do que o que observamos na realidade. Mas o jovem personagem Ícaro da mitologia grega é aquele que voou tão alto que acabou tendo as asas queimadas pelo sol, o que não terminou nada bem. Estará o nosso Pajem de Espadas seguindo pelo mesmo caminho?
Que, nessa Lua Minguante, você possa banir esses possíveis excessos e “sonhar acordado” de forma saudável, sem se afastar demais do mundo real. Boas reflexões por aí!
Gostou do conselho coletivo? Receba um conselho do Tarot especialmente para você em uma Consulta de Tarot Terapêutico Online! Agende agora pelo botão abaixo:







Comentários