top of page

Cavaleiro de Copas: conheça o significado do arcano no tarot

Atualizado: 4 de jan. de 2021

O Cavaleiro de Copas é uma das cartas da corte da sequência de arcanos menores do tarot. Devido à natureza do naipe, ele está relacionado ao elemento “água” e, portanto, ao universo do amor, da sensibilidade e da imaginação.


Porém, o Cavaleiro é um personagem essencialmente ligado ao elemento “fogo”, o que gera a combinação fogo + água. Esse personagem simboliza a fase da adolescência, na qual há vivacidade, ação e determinação, mas também imaturidade e impulsividade.


No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um rapaz montado em um cavalo branco à beira de um riacho. Em uma das mãos, ele segura uma taça como se estivesse a oferecê-la.



Cavaleiro de Copas do tarot


Afinal, qual o significado da carta Cavaleiro de Copas?


Os aspectos atribuídos ao Cavaleiro de Copas são diversos. Isso se deve aos estudos e às vivências de tarólogos e tarotistas e à combinação das cartas durante as tiragens. Além disso, as cartas da corte são versáteis e podem representar aspectos psicológicos, pessoas e acontecimentos.


Entre os principais significados do Cavaleiro de Copas no tarot estão:


  • o romantismo;

  • os ideais nobres;

  • a alta sensibilidade;

  • a idealização do amor;

  • a ação baseada nas emoções;

  • a disposição para lutar pelo que se ama.


Os significados principais do arcano são positivos, mas ele também conta com um lado negativo, simbolizando o sentimentalismo, as atitudes dramáticas, as fantasias, as instabilidades, os amores levados ao extremo e as ações “no calor da emoção”.



O que o Cavaleiro de Copas do tarot nos ensina?


O Cavaleiro de Copas nos ensina sobre as maravilhas de ser “o último romântico” e de abraçar o amor com uma vivacidade digna das telas de cinema. O personagem desse arcano é, realmente, como um amante de um filme que idealiza o ser amado e entrega o coração sem medo.


O arcano nos convida a viver um amor intenso não apenas por alguém, mas também por alguma coisa, como um projeto, uma profissão ou uma filosofia de vida.


Quando nos entregamos de corpo e alma para algo, dispondo-nos a agir em prol daquilo que amamos, a jornada da vida se torna mais prazerosa e os obstáculos se tornam menos assustadores.


No entanto, o arcano nos aconselha a evitar os amores exagerados que nos tiram do chão e a sensibilidade excessiva que nos impede de suportar qualquer objeção ou dificuldade. Afinal, até o mundo das emoções tem as suas armadilhas.



Quer saber mais sobre a carta?


Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!



💜


 
 
 

Comentários


bottom of page