6 de Copas: conheça o significado do arcano no tarot
- Tati Santana
- 17 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jan. de 2021
O 6 de Copas faz parte da sequência de arcanos menores do tarot e está relacionado ao elemento “água” devido à natureza do seu naipe. Assim, ele também está ligado às emoções, à sensibilidade, aos sonhos e à imaginação.
Nesse arcano, o ser finalmente supera a profunda tristeza vivida no 5 de Copas. O que foi perdido se transforma em um aprendizado e em uma doce lembrança que gera nostalgia. Há também uma atmosfera de sonho e de alegria que dissipa as sombras do passado.
No entanto, o ser deve estar atento ao perigo de se apegar às lembranças e de esquecer das possibilidades do presente e do futuro.
O número 6, relacionado ao arcano, simboliza o auxílio, a recuperação e o equilíbrio. No tarot Waite-Smith, a carta é representada por duas crianças entre seis taças, em frente a uma torre e a uma casa. Em cada uma das taças, há uma flor branca que evidencia a vida e a pureza de espírito.

Afinal, qual o significado da carta 6 de Copas?
São diversas as interpretações dadas à carta 6 de Copas graças aos estudos e às vivências de tarotistas e tarólogos ao longo do tempo. Além disso, a combinação dos arcanos durante as tiragens também gera outros aspectos.
Entre os principais significados do 6 de Copas no tarot estão:
a alegria sincera;
a recuperação emocional;
a superação do passado;
a nostalgia e as lembranças;
a conexão com a criança interna;
as relações onde há leveza e bondade.
Apesar dos aspectos positivos do 6 de Copas, ele também pode expressar um lado negativo, simbolizando o apego às lembranças e às situações do passado.
O que o 6 de Copas do tarot nos ensina?
Vivenciar o 6 de Copas é como sonhar acordado e mergulhar nas lembranças da vida. A nostalgia nos deixa mesmo a suspirar e a pensar sobre tudo aquilo que vivemos.
Esse arcano nos ensina a valorizar a nossa trajetória, inclusive os tempos da infância, nos quais éramos tão inocentes, mas também tão espontâneos e destemidos. Quando olhamos para trás com maturidade, podemos aprender com as lições que a vida nos apresentou.
Porém, o arcano também nos aconselha a vivenciarmos os momentos de nostalgia com cautela para que não fiquemos aprisionados ao passado. Podemos construir o nosso presente e o nosso futuro, e é neles que deve estar a maior parte da nossa atenção.
Do passado devemos levar apenas os aprendizados e as alegrias que nos motivam a continuar.
Quer saber mais sobre a carta?
Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!
💜
Comments