top of page

5 de Paus: conheça o significado do arcano no tarot

Atualizado: 4 de jan. de 2021

O 5 de Paus faz parte da sequência de arcanos menores do tarot e, graças ao seu naipe, está relacionado à energia, à ação e aos instintos.


Nesse arcano, a tranquilidade e a estabilidade retratadas no 4 de Paus são afetadas pela competitividade e pelo conflito de ideias em meio à jornada trilhada pelo ser.


Porém, diferentemente do que se imagina, essa disputa tem o potencial de gerar inovações e impulsionar o crescimento. Para isso, ela deve ser bem canalizada e aproveitada, indo muito além de uma briga de egos e de uma sucessão de aborrecimentos.


O número 5, relacionado ao arcano, simboliza a quintessência, o ser humano, a saída do âmbito estável e a rebeldia. No tarot Waite-Smith, a carta é representada por cinco rapazes a competir com bastões.


5 de Paus do tarot


Afinal, qual o significado da carta 5 de Paus?


As interpretações atribuídas à carta 5 de Paus são variadas em razão das vivências e dos estudos de tarólogos e tarotistas e da conexão entre os arcanos durante as leituras de tarot.


Entre os principais significados do 5 de Paus estão:


  • a autoafirmação;

  • a competitividade;

  • as ideias em oposição;

  • as discussões construtivas;

  • os desafios que conduzem à evolução.


Embora os aspectos principais do arcano sejam positivos, ele também expressa um lado negativo, retratando os aborrecimentos, a mania de competição, a hostilidade, a dificuldade para se defender e a intolerância com as opiniões alheias.



O que o 5 de Paus do tarot nos ensina?


O 5 de Paus nos ensina a valorizar o espírito competitivo e a ver os aborrecimentos do dia a dia como pequenas lições que precisamos aprender a fim de evoluirmos.


A vida sem desafios é morna e estagnada. Precisamos deles para agregar novas ideias às nossas, já tão enraizadas, e finalmente promover uma mudança interna e/ou externa.


Porém, o arcano nos adverte para o perigo de mergulhar de cabeça nas competições sem qualquer limite ou respeito por nós mesmos e pelos outros. Quando competir se torna uma desculpa para hostilizar, é preciso repensar urgentemente o objetivo da disputa.



Quer saber mais sobre a carta?


Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!



💜


 
 
 

Comentários


bottom of page