top of page

10 de Ouros: conheça o significado do arcano no tarot

Atualizado: 24 de mai. de 2022

O 10 de Ouros é um dos arcanos menores do tarot e, por ser do naipe do elemento “terra”, está relacionado ao universo das riquezas materiais.


Após vivenciar o prazer do progresso material no estágio retratado no 9 de Ouros, o ser resistiu à tentação de se acomodar, partiu para a última fase da sua jornada rumo à verdadeira estabilidade e atingiu o seu objetivo.


Agora, o ser pode se alegrar pela segurança material que obteve, além de poder dar suporte para a sua família. No entanto, essa estabilidade não deve aprisioná-lo ou impedi-lo de se arriscar e de seguir em busca de novas conquistas. Ele deve ser livre para retornar ao início da jornada sempre que desejar.


O número 10, relacionado ao arcano, simboliza a perfeição e o desfecho, podendo também ser reduzido ao número 1, ligado ao impulso e ao recomeço.


No tarot Waite-Smith, a carta é representada por um casal, uma criança, um idoso e dois cachorros próximos a um arco que conduz a uma cidade. Os pentáculos do naipe estão dispostos na forma da Árvore da Vida da Cabala.


10 de Ouros do tarot


Afinal, qual o significado da carta 10 de Ouros?


Os aspectos relacionados ao 10 de Ouros são diversos em razão das vivências e dos estudos de tarólogos e tarotistas e da combinação das cartas durante as tiragens.


Entre os significados principais do 10 de Ouros estão:


  • o ato de prover e o legado;

  • a realização na vida material;

  • a estabilidade, sobretudo, financeira;

  • a segurança por meio da família ou de outro grupo.


Apesar dos seus aspectos positivos, a carta conta também com um lado negativo, simbolizando a dependência da família ou de um grupo convencional e a acomodação em razão da segurança material que se tem.



O que o 10 de Ouros do tarot nos ensina?


O 10 de Ouros nos presenteia com a ideia de estabilidade material, segurança e conforto. Ele nos estimula a buscar essa solidez por meio do trabalho e da disciplina, tanto para o nosso bem-estar quanto para o benefício das pessoas do nosso círculo familiar.


O arcano nos aconselha a aproveitarmos a satisfação e a plenitude no âmbito material para vivenciar experiências que contribuam para a nossa evolução.


O dinheiro não é a fonte da felicidade, mas pode contribuir para que ela seja alcançada em diversas áreas da vida. Para isso, é preciso utilizá-lo com sabedoria.


Por outro lado, o arcano nos orienta a não nos aprisionarmos na segurança material, esquecendo-nos da importância de viver novas experiências. A família é um alicerce e o dinheiro é um aliado quando somos capazes de aproveitá-los sem perder a liberdade diante da vida.



Quer saber mais sobre o arcano?


Clique aqui e siga o Meditarô no Instagram!



💜


 
 
 

Comentários


bottom of page